Banner Ad

sexta-feira, 2 de março de 2012

Chapada dos Veadeiros – Meu lugar favorito na Região Centro-Oeste

Onde você encontra as mais belas cachoeiras, paisagens paradisíacas.
O que mais gosto de fazer é contemplar a natureza, caminhar sem pressa, tomar banho de cachoeira, ver a lua Cheia e descansar, literalmente...

Para quem quer radicalizar pode Aventurar-se por trilhas, andar de bicicleta, desvendar as estradas vicinais de 4x4, rapel nas cachoeiras. Voar na tirolesa do Vôo do Gavião, o que não faltam são opções...

Para comer, ninguém pode deixar de comer o arroz com pequi- (fruta nativa do cerrado brasileiro, muito utilizado na cozinha nordestina, do centro-oeste e norte de Minas Gerais. O pequizeiro é uma arvore protegida por lei que impede seu corte e comercialização em todo o território nacional), simplesmente delicioso, de sobremesa o Furrundu (doce de mamão ralado feito com rapadura).

Vamos conhecer um pouco da Chapada:  

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, com seus portões de entrada localizados na Vila de São Jorge, ganharam fama pela beleza de suas cachoeiras, cânions, e a biodiversidade do cerrado com sua riquíssima flora e fauna. Uma das mais antigas formações geológicas do mundo, com cerca de 1,6 bilhões de ano, ponto mais alto do Planalto Central, é anterior à floresta Amazônica e à Mata Atlântica. Seu cerrado surpreende pela variedade de flores, como canelas de ema, bromélias, orquídeas, sempre vivas e flores que resistem aos incêndios, florescendo logo após as queimadas.

Pode-se curtir a revoada de papagaios, araras e tucanos, ouvir o pica-pau e ver o gavião carcará que pega, mata e come pequenos animais silvestres. Nas caminhadas ainda se vê lobos guarás, raposas e, com sorte, veados campeiros que já foram numerosos na região. Antas, onças e tamanduás são vistos mais raramente. 

O cristal de quartzo é a marca registrada da região e encanta a todos exercendo especial atração sobre os esotéricos. O que brilha no chão são lascas do Cristal Manhoso.
Controlado pelo Ibama o Parque permite visitas acompanhadas por guias autorizados e treinados. Não é permitida a entrada de animais de estimação.

O Brasil é realmente cheio de lugares surpreendentes!





Selma Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.